IEC 898 VS IEC 947-2

Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: IEC 898 VS IEC 947-2 - corrente de curto-circuito

Mensagem por joaoosvaldo »

jaimereis Escreveu:bom dia

estive a consultar os meus apontamentos de escola, ainda tenho tudo guardado religiosamente, e relativamente a Icc

tenho, que para calcular o poder de corte dos disjuntores Icc_max era com o cabo frio(ambiente 20ºC), para calcular a queda de tensão seria á temperatura de funcionamento(70ºC para PVC e 90ºC para PEX) aqui seria para achar a secção adquada a uma corrente em relação a uma distancia, e para o Icc_min era com o cabo á temperatura maxima admissivel(160ºC para PVC e 250ºC para PEX)

mas agora estou na duvida, é possivel comentarem isto, agradeço
Tal como referi o cálculo das correntes de curto-circuito máximas são calculadas a 70ºC para PVC e a 90ºC para o PEX. Se fizesse o cálculo a 20ºC o valor da corrente de curto-circuito será superior face ao calculado com 70ºC ou 90ºC mas é um valor irreal porque em caso de curto-circuito a temperatura dos condutores/cabos será superior aos 20ºC inclusive deverá até ser superior aos 70ºC ou 90ºC mas de qualquer forma faz-se os cálculos para estas temperaturas que já é com "coeficiente de cagaço".

Em relação aos restantes cálculos está correcto o que refere.


Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Avatar do Utilizador
pet
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 206
Registado: 17 jul 2008, 12:29
Localização: Braga
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: IEC 898 VS IEC 947-2

Mensagem por pet »

Boa tarde,

Tenho uma situação em mãos com a Certiel, em que no projeto tem uma Icc de 8,9kA, e os disjuntores aplicados pelo quadrista tem uma Icc de 6 kA em Icn e 10 kA em Icu, a certiel não aceita e o quadrista diz que está correto. Quem tem razão?? Falta dizer que a instalação em questão é uma loja de roupa, não inserida como instalação industrial, isto porque não tem ninguém técnico afeto ao local. podem dar me uma ajuda?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: IEC 898 VS IEC 947-2

Mensagem por Mário »

Boas
pet Escreveu: 28 ago 2017, 16:03 Boa tarde,

Tenho uma situação em mãos com a Certiel, em que no projeto tem uma Icc de 8,9kA, e os disjuntores aplicados pelo quadrista tem uma Icc de 6 kA em Icn e 10 kA em Icu, a certiel não aceita e o quadrista diz que está correto. Quem tem razão?? Falta dizer que a instalação em questão é uma loja de roupa, não inserida como instalação industrial, isto porque não tem ninguém técnico afeto ao local. podem dar me uma ajuda?
Não é o quadrista que diz que é ou não, é o certificado da aparelhagem que tem que dizer qual a norma da homologação.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
pet
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 206
Registado: 17 jul 2008, 12:29
Localização: Braga
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: IEC 898 VS IEC 947-2

Mensagem por pet »

Correto caro Mário, mas a questão é que a aparelhagem tem o Icn 6000 A at 230 V AC 50/60 Hz conforming to EN/IEC 60898-1 e Icu 10 kA at 230 V AC 50/60 Hz conforming to IEC 60947-2. E é aqui que eu tenho duvidas, julgo que a certiel tem razão uma vez que no projeto tem uma Icc de 8,9kA, penso que seria aceite se fosse como instalação industrial, porque aí obrigava a pessoal técnico, mas como a instalação não tem pessoal técnico a tempo inteiro o equipamento terá de ter Icn 10kA, corrijam me se estiver errado.

Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: IEC 898 VS IEC 947-2

Mensagem por Mário »

pet Escreveu: 29 ago 2017, 09:57 Correto caro Mário, mas a questão é que a aparelhagem tem o Icn 6000 A at 230 V AC 50/60 Hz conforming to EN/IEC 60898-1 e Icu 10 kA at 230 V AC 50/60 Hz conforming to IEC 60947-2. E é aqui que eu tenho duvidas, julgo que a certiel tem razão uma vez que no projeto tem uma Icc de 8,9kA, penso que seria aceite se fosse como instalação industrial, porque aí obrigava a pessoal técnico, mas como a instalação não tem pessoal técnico a tempo inteiro o equipamento terá de ter Icn 10kA, corrijam me se estiver errado.
Cumprimentos.
Sim, a Certiel tem razão.
Quem mandou fazer o quadro disse que era de acordo com a 898 ou não disseram nada? é que sendo omisso, vai sobrar para alguém.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”