Dimensionar Dr e disjuntor

Responder
emerson5924
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 17 jan 2018, 18:35

Dimensionar Dr e disjuntor

Mensagem por emerson5924 »

Amigos, boa tarde.

Eu tenho uma dúvida e preciso da ajuda de vocês.

Tenho uma situação seguinte, tenho que atender 6 chuveiros e algumas tomadas de baixo consumo para um vestiário, fiz o calculo de consumo de potência instalada do mesmo e deu 32kW.

Lá é um sistema trifasico, fase/neutro 220V, e preciso dimensionar os disjuntores e o dr de la.

Minha dúvida é a seguinte, se eu comprar um disjuntor ou DR de por exemplo 63A, cada saida dele suportara essa corrente, ou o somatorio de saidas suportará essa corrente?

Imagine que, estou pensando em colocar um DR de 125A e um disjuntor da mesma potência, mas se for pensar que cada fase do dr poderia suportar 125A então eu poderia balancear as cargas e usar uma proteção menor, certo? como por exemplo de 60A ou 80A.

Resumindo, a corrente denominada nas proteções, é para cada saida da proteção ou é o somatório de saidas?


Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Dimensionar Dr e disjuntor

Mensagem por Mario Lopes »

Boas, é um sistema trifásico ou monofásico, diz ai fase e neutro. O sistema trifásico tem 3 fases e um neutro. Cada chuveiro tem aquecedor eléctrico incorporado é isso? Diga o que pretende ou ponha a referencia dos equipamentos para que o possa ajudar.
waters
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 15 abr 2011, 23:23
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Dimensionar Dr e disjuntor

Mensagem por waters »

emerson5924 Escreveu: 17 jan 2018, 18:43
Resumindo, a corrente denominada nas proteções, é para cada saida da proteção ou é o somatório de saidas?
Para cada saída.
Um disjuntor 3x63A é trifásico, os 63A são para cada fase..
Mauricio Amaral
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 19 jan 2018, 10:59

Re: Dimensionar Dr e disjuntor

Mensagem por Mauricio Amaral »

Bom dia pessoal,

sobre sua duvida, um disjuntor trifásico de 125A suporta 125A em cada polo dele, ou seja, 3 x 125A monofásico.

precisamos saber a potencia dos chuveiros, vc disse que a carga instalada é 32Kw, vamos supor que cada chuveiro fosse de 5kw e vc está considerando 2kW para as tomadas.

não conhecemos a instalação, de onde a onde voce precisa ligar os cabos, o ideal seria que você tivesse um disjuntor trifásico geral para o vestiário e dele derivasse os disjuntores monofásicos para as cargas. Neste formato, você precisaria de um disjuntor trifásico de 50A, um disjuntor monofásico de 25A para cada chuveiro (considerando 5kw por chuveiro) e um disjuntor de 10A para as tomadas (considerando 2kW para as tomadas).

O DR você pode colocar ou um trifásico de 50A no lugar do disjuntor trifásico de 50A ou individualmente para cada carga monofásica, substituindo todos os disjuntores monofásicos por DR. Acredito que a primeira opção seja a mais viável, mas atenção com a ligação do neutro, o neutro de todas as cargas devem passar pelo DR neste caso.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”