Como proteger instalação trifasica não equilibrada?

Responder
elastikman
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 22 jan 2017, 21:22

Como proteger instalação trifasica não equilibrada?

Mensagem por elastikman »

Olá!

Alguem podia esclarecer-me sobre isto.

Uma loja vai ser dividida com 2 tipos de negocio diferentes de cada lado.
Vão partilhar o mesmo quadro geral (de que momento é trifasico 10,35kVA).

Um dos lados vai ser um escritório em que todos os aparelhos são monofásicos e resumem-se a 2 computadores, uma fotocopiadora e iluminação (4 lampadas)

O outro lado da loja, será uma lavandaria em que vai ter
- 4 maquinas de 9000W cada, trifasicas.
- 2 maquinas 400w e 600W (monofasicas)
- Computador e sistema video vigilancia (monofasico).
- Iluminação


Deixo aqui foto da parte eléctrica traseira das maquinas trifasicas.
Pelo que vejo a entrada é 3 fases e Terra.
Imagem





A minha ideia é pedir ao electricista um quadro secundário na parte da lavandaria.
Mas estou com duvidas qual a melhor maneira de distribuir as fases por ambos os lados da loja?
Pois pelo que vejo as fases irão estar as partida sempre desequilibradas. :roll:

E qual a melhor maneira de protecção nas maquinas trifasicas? Disjuntores Diferenciais 4P ? 3P+N?


Um obrigado desde já....


luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Como proteger instalação trifasica não equilibrada?

Mensagem por luisilva78 »

Está aí uma bela fotografia! Está em Portugal ou em outro país?
Se a máquina é alimentada com 3 fases e terra (que a foto diz outra coisa) apenas precisa de um disjunto com 3 pólos. As máquinas não são protegidas externamente (o que é protegido é o cabo que alimenta as máquinas, a protecção das máquinas é feita no interior das mesmas e é projectada por quem projecta a máquina que é quem sabe o que tem que proteger e como). Um aparelho diferencial protege pessoas (e não máquinas nem cabos).
Não sei que contas está a fazer, mas para mim:
4x9000 + 400 + 600 > 10 350

por isso, ou não está a fazer bem as contas, ou se esqueceu de dizer que para além das alterações também vai pedir um (bastante grande) aumento de potência. Sendo assim, e se estiver em Portugal (noutro local não sei se será igual) quando o trabalho estiver finalizado e pedir o aumento de potência, a instalação terá que ser inspeccionada (para a entidade competente verificar se a mesma é segura para a nova potência). Nestas condições, não sei se será prudente que esse trabalho seja feito por uma pessoa que não possua um título profissional na área das instalações eléctricas.
elastikman
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 22 jan 2017, 21:22

Re: Como proteger instalação trifasica não equilibrada?

Mensagem por elastikman »

Sim sera pedido aumento de potencia.
Essa foto e do fabricante no estrangeiro.

Mas na foto vejo 3 cabos amarelos que deduzo serem 3 fases e cabo terra. Nao vejo o neutro.


E quando falo em protecao era exactamente a pensar nos utilizadores das maquinas trifasicas.
Um diferencial 3P funciona bem em sistemas trifasicos desbalanceados?


Nunca me passou.na cabeça ser eu a fazer a instalacao electrica, apenas pg por curiosidade e para ter alguns conhecimentos.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Como proteger instalação trifasica não equilibrada?

Mensagem por luisilva78 »

elastikman Escreveu: 23 jan 2017, 00:42 (...)
Mas na foto vejo 3 cabos amarelos que deduzo serem 3 fases e cabo terra. Nao vejo o neutro.
(...)
E eu não vejo o terra. Se o fio verde/amarelo está ligado ao seccionado à entrada da máquina deverá ser o neutro e não o terra (embora seja um fio com o código de cores correspondente ao terra). O condutor de protecção (vulgarmente chamado de condutor de terra) deve estar ligado às carcaças metálicas que normalmente não possuem tensão e nunca deve ser cortado, no caso da foto que mostra, o condutor está ligado a um equipamento de corte, por isso, ou não é o condutor de terra ou há um erro na electrificação do equipamento (coisa que duvido).
elastikman Escreveu: 23 jan 2017, 00:42 (...)
Um diferencial 3P funciona bem em sistemas trifasicos desbalanceados?
(...)
Não. Se um sistema trifásico está desequilibrado deve obrigatoriamente possuir condutor de neutro. Sendo assim, também não pode ser usado um diferencial de 3 pólos para proteger um sistema desse tipo.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Como proteger instalação trifasica não equilibrada?

Mensagem por Mário »

Boas
elastikman Escreveu: 23 jan 2017, 00:42 Sim sera pedido aumento de potencia.
Essa foto e do fabricante no estrangeiro.
Mas na foto vejo 3 cabos amarelos que deduzo serem 3 fases e cabo terra. Nao vejo o neutro.
E quando falo em protecao era exactamente a pensar nos utilizadores das maquinas trifasicas.
Um diferencial 3P funciona bem em sistemas trifasicos desbalanceados?
Nunca me passou.na cabeça ser eu a fazer a instalacao electrica, apenas pg por curiosidade e para ter alguns conhecimentos.
1º Saber se há disponivel a potencia necessária (pode não haver).
2º Esse quadro não cumpre com as normas CE nem com as Portuguesas (tem que ser alterado).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
elastikman
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 22 jan 2017, 21:22

Re: Como proteger instalação trifasica não equilibrada?

Mensagem por elastikman »

A foto e da parte electrica da propria maquina. Que se encontra no interior da maquina. Foto cedida pelo fabricante. Elas tem certificacao CE. Por isso nao faz muito sentido que algo projectado pelo proprio fabricante seja necessario ser alterado por alguem ca em portugal.

Ja agora o que ve na foto de esquisito?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Como proteger instalação trifasica não equilibrada?

Mensagem por Mário »

elastikman Escreveu: 23 jan 2017, 19:34 A foto e da parte electrica da propria maquina. Que se encontra no interior da maquina. Foto cedida pelo fabricante. Elas tem certificacao CE. Por isso nao faz muito sentido que algo projectado pelo proprio fabricante seja necessario ser alterado por alguem ca em portugal.
Ja agora o que ve na foto de esquisito?
Cores dos condutores fora da norma.
Utilização de condutor amarelo/verde, ligado (num disjuntor ou interruptor) com possibilidade de corte.
É o suficiente para recusar.
Atenção se o certificado é CE, ou CE (China Export).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Como proteger instalação trifasica não equilibrada?

Mensagem por luisilva78 »

Mário Escreveu: 23 jan 2017, 19:39 (...)
Utilização de condutor amarelo/verde, ligado (num disjuntor ou interruptor) com possibilidade de corte.
(...)
A mim parece-me que o que está mal neste caso não é a máquina, mas sim o cabo que a alimenta (não havia fio azul, levou com um fio verde e amarelo).
Avatar do Utilizador
MARCUS10001
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 09 set 2009, 21:11

Re: Como proteger instalação trifasica não equilibrada?

Mensagem por MARCUS10001 »

Ter trifásico é diferente de ter monofasico logo para trifasico teria de ter diferencial trifasico e para monofasico diferencial monofasico além disso no monofasico há o problema do neutro. Se o neutro é o fio de cor verde amarelo esta cor está incorreta e tem que se ver o diametro do neutro é compativel com a potencia. Este quadro está um pouco fora das normas. sugiro que seja alguém habilitado legalmente para fazer as alterações necessárias. Como proteger instalação trifasica não equilibrada? Quando uma das fases não está equilibrada o disjuntor disparará ao atingir o limite de amperagem para a qual foi dimensionado, claro que as 3 fases serão cortadas por causa de 1 por isso só aumentando a potencia ou dividir melhor as 3 fases.
elastikman
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 22 jan 2017, 21:22

Re: Como proteger instalação trifasica não equilibrada?

Mensagem por elastikman »

Bom dia!
O cabo de alimentação que se ve na foto, foi um cabo que usaram na fabrica para testar as maquinas. Não faz parte.


De qualquer forma gostava de saber se está certo este raciocínio:

Um quadro secundário para alimentar as 4 maquinas.
Cada maquina é 9000W trifásico.

fazendo as contas com factor 0.8 dá perto dos 17A x 1.25 (margem 25%) = 21,25A por maquina

Não sei qual a melhor escolha de amp para os disjuntores MT 4P , 25A ou o valor acima?
Disjuntores tipo AC (sendo maquinas de lavar roupa)

Então no quadro secundário ficava:
1x Diferencial 63A 4P de 30ma ou 300ma + 4 x disjuntores mt 25A ou 32A 4P (um para cada maquina)

ou então

4x diferenciais 4P (cada maquina ficava com um diferencial) + 4x Disjuntores MT 25A ou 32A 4P


Parece bem?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Como proteger instalação trifasica não equilibrada?

Mensagem por Mário »

luisilva78 Escreveu: 23 jan 2017, 19:59
Mário Escreveu: 23 jan 2017, 19:39 (...)
Utilização de condutor amarelo/verde, ligado (num disjuntor ou interruptor) com possibilidade de corte.
(...)
A mim parece-me que o que está mal neste caso não é a máquina, mas sim o cabo que a alimenta (não havia fio azul, levou com um fio verde e amarelo).
E os condutores que estão ligados nos contactores, encarnados e amarelos é o quê? Qual a norma?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Como proteger instalação trifasica não equilibrada?

Mensagem por luisilva78 »

Mário Escreveu: 28 jan 2017, 00:33
luisilva78 Escreveu: 23 jan 2017, 19:59
Mário Escreveu: 23 jan 2017, 19:39 (...)
Utilização de condutor amarelo/verde, ligado (num disjuntor ou interruptor) com possibilidade de corte.
(...)
A mim parece-me que o que está mal neste caso não é a máquina, mas sim o cabo que a alimenta (não havia fio azul, levou com um fio verde e amarelo).
E os condutores que estão ligados nos contactores, encarnados e amarelos é o quê? Qual a norma?

Cump.
Mário
Não foi a isso que me referi. A única coisa que eu escrevi foi que o condutor verde/amarelo está a ser utilizado para o neutro e não é o condutor de protecção que está a ser seccionado (conforme dava a entender a citação).
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Como proteger instalação trifasica não equilibrada?

Mensagem por Mário »

luisilva78 Escreveu: 28 jan 2017, 11:10
Mário Escreveu: 28 jan 2017, 00:33
luisilva78 Escreveu: 23 jan 2017, 19:59
Mário Escreveu: 23 jan 2017, 19:39 (...)
Utilização de condutor amarelo/verde, ligado (num disjuntor ou interruptor) com possibilidade de corte.
(...)
A mim parece-me que o que está mal neste caso não é a máquina, mas sim o cabo que a alimenta (não havia fio azul, levou com um fio verde e amarelo).
E os condutores que estão ligados nos contactores, encarnados e amarelos é o quê? Qual a norma?
Cump.
Mário
Não foi a isso que me referi. A única coisa que eu escrevi foi que o condutor verde/amarelo está a ser utilizado para o neutro e não é o condutor de protecção que está a ser seccionado (conforme dava a entender a citação).
Pois é, o que está mal é ter "CE" num quadro daqueles.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
elastikman
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 22 jan 2017, 21:22

Re: Como proteger instalação trifasica não equilibrada?

Mensagem por elastikman »

Uma duvida que surgiu com o electricista

Tendo o quadro secundário Interruptores diferenciais( 4x ID 40A) para cada maquina maquina.
Há necessidade de haver um disjuntor diferencial no quadro principal exclusivo para esse quadro secundário??
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”