Certificação de Quadros Eléctricos

HTeixeira
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 02 abr 2011, 00:22
Localização: Castelo Branco

Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por HTeixeira »

Boas

Estou a trabalhar numa empresa de instalações AVAC, no entanto, os quadros eléctricos, mesmo de pequenas instalações, são comprados já feitos.

Na empresa, temos capacidade para os realizar, mas no entanto, quando são obras publicas ou com fiscalização, por mais pequeno que seja o quadro, tem de ser certificado.

Para certificar um quadro, é sempre necessário a marcação CE ou existe um limite de potência até onde não necessito desta marcação e basta um certificado elaborado por um técnico responsável em como o quadro foi testado segundo as normas?

Um quadro eléctrico tem de ser sempre certificado mesmo numa moradia?

Imaginemos a seguinte situação:

Uma pequena residencial de 10 quartos que foi remodelada. A titulo unicamente de exemplo, tenho instalado 3 unidades de ar condicionado no exterior e 10 interiores e dois ventiladores para extracção de WC.

Se eu instalar um quadro só para estes equipamentos, para realizar o controlo horário etc, tenho que o certificar?

Cumprimentos,


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por nelmindo »

HTeixeira Escreveu:Boas

Estou a trabalhar numa empresa de instalações AVAC, no entanto, os quadros eléctricos, mesmo de pequenas instalações, são comprados já feitos.

Na empresa, temos capacidade para os realizar, mas no entanto, quando são obras publicas ou com fiscalização, por mais pequeno que seja o quadro, tem de ser certificado.

Para certificar um quadro, é sempre necessário a marcação CE ou existe um limite de potência até onde não necessito desta marcação e basta um certificado elaborado por um técnico responsável em como o quadro foi testado segundo as normas?

Um quadro eléctrico tem de ser sempre certificado mesmo numa moradia?

Imaginemos a seguinte situação:

Uma pequena residencial de 10 quartos que foi remodelada. A titulo unicamente de exemplo, tenho instalado 3 unidades de ar condicionado no exterior e 10 interiores e dois ventiladores para extracção de WC.

Se eu instalar um quadro só para estes equipamentos, para realizar o controlo horário etc, tenho que o certificar?

Cumprimentos,
Sim.
HTeixeira
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 02 abr 2011, 00:22
Localização: Castelo Branco

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por HTeixeira »

Então e essa certificação tem de ter a marcação CE?
Avatar do Utilizador
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1517
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por rebelocruz »

HTeixeira Escreveu:Então e essa certificação tem de ter a marcação CE?


Boas

A resposta aqui

http://www.enterpriseeuropenetwork.pt/i ... caoce.aspx
Cpt

Rebelo Cruz
HTeixeira
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 02 abr 2011, 00:22
Localização: Castelo Branco

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por HTeixeira »

Ok, tudo bem. Ainda não li na integra mas segundo o site, um quandro eléctrico está sujeito à marcação CE.

Agora pergunto, quando um simples electricista faz uma instalação na moradia e monta no local o quadro na obra, não faz qualquer teste e a Certiel vai pedir a certificação do mesmo?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por nelmindo »

HTeixeira Escreveu:Ok, tudo bem. Ainda não li na integra mas segundo o site, um quandro eléctrico está sujeito à marcação CE.

Agora pergunto, quando um simples electricista faz uma instalação na moradia e monta no local o quadro na obra, não faz qualquer teste e a Certiel vai pedir a certificação do mesmo?
Eu compro um quadro, o fabricante deve colocar o Simbolo CE e as normas que aquele quadro respeita.
Eu instalo o quadro e faço a montagem do seu interior, certifico que o mesmo deva cumprir as normas, sendo que para isso passo uma declaração de conformidade, de que o quadro foi "construido" de acordo com as normas e foram feitos os respectivos testes. (continuidades, regidez diéletrica, etc...)
A certiel não certifica quadros, apenas certifica instalações.
Se para o cliente final insteressa, só para os interessados...
Se o cliente final exige, então terá que se atravessar.
O simbolo CE é só para os componentes em si. Quando monta um conjunto, um simbolo CE no quadro, não certifica o trabalho que lá dentro está feito.
Por exemplo, poucos são os que colocam a etiqueta nos quadros electricos nas habitações, que caracteriza esse mesmo quadro electrico... Vá para a industria com esse "vicio" e vê para onde vai parar, se é que chega a montar algum...
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por nelmindo »

HTeixeira
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 02 abr 2011, 00:22
Localização: Castelo Branco

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por HTeixeira »

nelmindo Escreveu: Vá para a industria com esse "vicio" e vê para onde vai parar, se é que chega a montar algum...
Eu não quero ir com "vicios" nem deixar de ir.

Eu simplesmente, estou a tentar perceber as burocracias associadas a fazer um quadro.

Eu sei que a Certiel não faz certificação de quadros, mas pede ou não a referida declaração de conformidade?
nelmindo Escreveu: Se o cliente final exige, então terá que se atravessar.


Não percebi o atravessar.

Repare, eu sei que tenho de realizar os testes. Até aí tudo bem. É cumprir as normas 60439-1 e 60439-2.

Agora eu preciso de saber se estou apto a assinar a declaração de conformidade, se é obrigatória a marcação CE e o que é exigido pelas entidades competentes para estar legal quando realizo uma instalação!

A minha dificuldade nisto tudo é só em perceber as burocracias associadas à realização do quadro.

Cumprimentos,
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por ENERGY »

Boas
No inicio a Certiel pedia tudo e mais alguma coisa, certificados de tubagem, cablagem, caixas, equipamentos instalados etc, etc.
Neste momento não pedem certificados desses materiais ou equipamentos, a não ser que eles se apresentem sem o "CE" e com aspeto manhoso.
Claro que nas obras publicas, apesar da Certiel não pedir os certificados, o dono de obra exige por vezes o certificado de determinados materiais, equipamentos e Q.E.

HTeixeira Escreveu:
nelmindo Escreveu: Vá para a industria com esse "vicio" e vê para onde vai parar, se é que chega a montar algum...
Eu não quero ir com "vicios" nem deixar de ir.

Eu simplesmente, estou a tentar perceber as burocracias associadas a fazer um quadro.

Eu sei que a Certiel não faz certificação de quadros, mas pede ou não a referida declaração de conformidade?
nelmindo Escreveu: Se o cliente final exige, então terá que se atravessar.


Não percebi o atravessar.

Repare, eu sei que tenho de realizar os testes. Até aí tudo bem. É cumprir as normas 60439-1 e 60439-2.

Agora eu preciso de saber se estou apto a assinar a declaração de conformidade, se é obrigatória a marcação CE e o que é exigido pelas entidades competentes para estar legal quando realizo uma instalação!

A minha dificuldade nisto tudo é só em perceber as burocracias associadas à realização do quadro.

Cumprimentos,
Cpts.
Energy
HTeixeira
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 02 abr 2011, 00:22
Localização: Castelo Branco

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por HTeixeira »

ENERGY Escreveu:Boas
No inicio a Certiel pedia tudo e mais alguma coisa, certificados de tubagem, cablagem, caixas, equipamentos instalados etc, etc.
Neste momento não pedem certificados desses materiais ou equipamentos, a não ser que eles se apresentem sem o "CE" e com aspeto manhoso.
Claro que nas obras publicas, apesar da Certiel não pedir os certificados, o dono de obra exige por vezes o certificado de determinados materiais, equipamentos e Q.E.
Ok. E no que toca à marcação CE, obriga a que esteja presente ou não?
Joaoboss
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 18 fev 2014, 19:53
Localização: Vila Nova de Gia

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por Joaoboss »

Boas,

Eu já estou um bocado desactualizado ao trabalho em Portugal, mas aqui em França se o material não tiver marcado CE é recusada a instalação.
Hoje em dia os matérias tem de estar marcados se estão a garantir as normas exigidas pela União, se não a instalação pode ser recusada.
"Ligado por um fio"


Cumprimentos

Joao Boss
Texugoelectrico
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 04 fev 2009, 10:45
Localização: Santarém

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por Texugoelectrico »

Joaoboss Escreveu:Boas,

Eu já estou um bocado desactualizado ao trabalho em Portugal, mas aqui em França se o material não tiver marcado CE é recusada a instalação.
Hoje em dia os matérias tem de estar marcados se estão a garantir as normas exigidas pela União, se não a instalação pode ser recusada.

Sim, e por cá, teoricamente, também será assim (http://www.certiel.pt/web/certiel/insta ... utilizacao), ou seja, a marcação CE, ou declaração, deverá existir para todos os materiais (não só para o "armário") e os documentos deverão estar disponíveis para consulta.
Depois disso vem a instalação (tudo, desde o quadro às tomadas, iluminação, etc.) de acordo com as normas e respectivo termo de responsabilidade do instalador a comprovar o mesmo (parece que já anda aí é uma discussão sobre a necessidade prévia de projecto e fichas electrotécnicas!?? e coisas assim para obras mais pequenas, discussão que considero simplesmente ridícula, nem se devia pôr em causa).

Agora, é claro que, como disse o ENERGY a não ser que esteja lá instalada a coisa mais "berrante" do mundo, a Certiel não vai exigir todas essas declarações. Não é que as mesmas não devam existir.
HTeixeira
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 02 abr 2011, 00:22
Localização: Castelo Branco

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por HTeixeira »

Por alguns telefonemas que fiz, a marcação CE é necessária como venda de um produto.

Se eu vender um quadro electrico já montado tenho de ter a certificação CE. No entanto, construir o quadro na moradia como parte integrante da instalação electrica, ou seja, não estou a vender um produto, não é necessário o CE como é corrente.

Agora tenho outra questão, em http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=16&t=15374

Falam num quadrista inscrito na Certiel. Isto é necessário? Existe algum tipo de certificação profissional de quadrista?

Cumprimentos,
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por nelmindo »

HTeixeira Escreveu:Por alguns telefonemas que fiz, a marcação CE é necessária como venda de um produto.

Se eu vender um quadro electrico já montado tenho de ter a certificação CE. No entanto, construir o quadro na moradia como parte integrante da instalação electrica, ou seja, não estou a vender um produto, não é necessário o CE como é corrente.

Agora tenho outra questão, em http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=16&t=15374

Falam num quadrista inscrito na Certiel. Isto é necessário? Existe algum tipo de certificação profissional de quadrista?

Cumprimentos,
Não confundam as coisas. Na Certiel não é num sito onde se inscrevem ou coisa que valha. A Certiel é uma entidade certificadora.
Se é para inscrever, é nas associações profissionais e nas entidades que atestam o profissional, tal como a DGEG.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por ENERGY »

Boas
Todos os equipamentos que compõem uma instalação devem ter a indicação "CE", portanto ao eletrificar um Q.E todo ele esta com "CE".
Agora depois de eletrificar um Q.E numa moradia ou numa fabrica etc, se tiver os equipamentos adequados pode realizar os testes/ensaios e emitir um relatório de ensaios finais.

O inspetor da Certiel não pede esse relatório, mas quando vê esse relatório fixado na porta do Q.E e placa de trafolite fixa na portno exterior do Q.E com a identificação do Quadrista, nº de matricula do Q.E, identificação do Instalador, normalmente não perde muito tempo a olhar para o Q.E, se não vir vai olhar com mais atenção a toda a eletrificação desse Q.E.
Nas obras publicas, o dono de obra em regra pede sempre o certificado dos Q.E instalados.

Esse relatório normalmente é composto de diversa informação técnica, como seja:
Aspeto geral, disposição dos equipamentos, distâncias de isolamento, identificação da cablagem, fechaduras, etc.
Potência- corte e proteções, calibre dos aparelhos, poder corte disjuntores, sensibilidade diferencial, barramentos , apertos, etc.
Circuitos de terra, barra ou outros, etc.
Continuidade das massas
Resistência de isolamento
Rigidez elétrica
Etc, etc.
Indicação do aparelho de teste, ,Marca, Refª, NºSérie, etc.
Quem assina o relatório de ensaios, no meu entender deve ser alguém com conhecimentos técnicos adequados, e portanto inscrito na DGEG, etc.

HTeixeira Escreveu:Por alguns telefonemas que fiz, a marcação CE é necessária como venda de um produto.

Se eu vender um quadro electrico já montado tenho de ter a certificação CE. No entanto, construir o quadro na moradia como parte integrante da instalação electrica, ou seja, não estou a vender um produto, não é necessário o CE como é corrente.

Agora tenho outra questão, em http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=16&t=15374

Falam num quadrista inscrito na Certiel. Isto é necessário? Existe algum tipo de certificação profissional de quadrista?

Cumprimentos,
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”