Disparo intempestivo diferencial

Responder
athomic
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 05 fev 2018, 12:13

Disparo intempestivo diferencial

Mensagem por athomic »

Boas,

estou com um problema no quadro da minha nova casa.

Tenho um diferencial de 30mA para corte a 5 disjuntores de iluminação e estores e outro diferencial de 30mA para corte a 16 disjuntores de tomadas e alimentação de equipamentos.

Desde que fui morar para esta casa que este segundo diferencial tem disparos esporádicos. Tanto dispara 2 vezes num dia, como passa 3 ou 4 dias sem disparar, o que me impossibilita qualquer forma de triagem do problema apenas desligando disjuntores. Nenhum dos disjuntores de corte alguma vez disparou, só mesmo este diferencial.

Lembrei-me de 2 soluções:
  • A primeira solução que pensei foi em trocar o ID por um de 300mA, no entanto como alimenta circuitos de tomadas de WC e máquinas, acho que não será uma boa opção.
  • A segunda era colocar mais 1 ou 2 diferenciais e dividir os circuitos por estes, para ter mais selectividade, mas fazer esta alteração ao quadro iria implicar algum esforço.
Conseguem-me ajudar a fazer algum teste de despiste do problema ou solução para o contornar? Apenas tenho multimetro para fazer medições nos circuitos, mas acho que com a sensibilidade de um multimetro não me safo!



Imagem
Imagem


Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Disparo intempestivo diferencial

Mensagem por Mario Lopes »

Viva,

Uma solução é passar o disjuntor das tomadas dos WC´s para o ID de 30 mA e instalar um ID de 300 nas restantes. Devia fazer um ensaio de isolamento dos circuitos mas visto não ter o aparelho. Por vezes nem é um problema das instalação, apenas a soma das correntes residuais dos equipamentos que são superiores à sensibilidade do ID.
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Disparo intempestivo diferencial

Mensagem por RicardoENTA »

Podes por um de 300 mA para esses 16 disjuntores.. o que acontece é que tens muitos circuitos de uso especifico para um diferencial de 30 mA.. se fosse eu distribuía isso melhor.. metia um diferencial só para o forno.. metia um diferencial só para as maquinas... metia um diferencial só para as casas de banho.. metia um diferencial só para o aqs.. é caro, mas incomoda menos, e é seguro na mesma.
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Disparo intempestivo diferencial

Mensagem por Mário »

BoAS
RicardoENTA Escreveu: 14 mai 2018, 16:49 Podes por um de 300 mA para esses 16 disjuntores..
Não deves de fazer o que está escrito em cima!

Se como dizes que tens 16 disj. com um ID de 30mA (incluindo WC), NÃO deves de alterar a sensibilidade dessa zona.

Podes é dividir os circuitos como já foi dito.
Mede a terra, para saberes qual o ID que deves de ter.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”