quadro sem proteçao

rui14
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 115
Registado: 31 ago 2010, 11:25
Localização: AVEIRO
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 8 vezes

quadro sem proteçao

Mensagem por rui14 »

Este quadro encontra-se numa casa antiga de granito remodelada para turismo de habitação, como é possível ?
Anexos
IMG_20171217_102513.jpg


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: quadro sem proteçao

Mensagem por nelmindo »

Instalações dessas vão nascer que nem cogumelos, a partir de agora...
ironia ON:
Tudo que seja abaixo de 10.35, mas cedo ou mais tarde vão ser classificadas como instalações perigosas e obrigar a inspecções periódicas...
ironia OFF.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: quadro sem proteçao

Mensagem por LVirtual »

Nelmindo. E essas inspeções periódicas vão ser de borla ou pagas?
Se forem pagas não te sugere nada?
Como por exemplo um incremento nas receitas de alguem...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: quadro sem proteçao

Mensagem por joao-pt »

nelmindo Escreveu: 18 dez 2017, 09:52 ironia ON:
Tudo que seja abaixo de 10.35, mas cedo ou mais tarde vão ser classificadas como instalações perigosas e obrigar a inspecções periódicas...
ironia OFF.
Não ficaria admirado que daqui a 3 ou 4 anos se tire essa conclusão e se obrigue a que determinadas instalações sejam inspeccionadas.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: quadro sem proteçao

Mensagem por ENERGY »

rui14 Escreveu: 18 dez 2017, 09:42 Este quadro encontra-se numa casa antiga de granito remodelada para turismo de habitação, como é possível ?
Boas
A imagem não mostra um Quadro Eléctrico, mas sim um DCP, que na verdade deveria estar instalado em cima de uma platine da classe II de isolamento e não em cima de uma placa de aparite, mas claro foi norma da EDP durante muitas dezenas de anos, e ainda continua a ser.
Portanto através da imagem postada, nada indica que a instalação esteja em risco.
Cpts.
Energy
rui14
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 115
Registado: 31 ago 2010, 11:25
Localização: AVEIRO
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: quadro sem proteçao

Mensagem por rui14 »

ENERGY Escreveu: 18 dez 2017, 21:32
rui14 Escreveu: 18 dez 2017, 09:42 Este quadro encontra-se numa casa antiga de granito remodelada para turismo de habitação, como é possível ?
Boas
A imagem não mostra um Quadro Eléctrico, mas sim um DCP, que na verdade deveria estar instalado em cima de uma platine da classe II de isolamento e não em cima de uma placa de aparite, mas claro foi norma da EDP durante muitas dezenas de anos, e ainda continua a ser.
Portanto através da imagem postada, nada indica que a instalação esteja em risco.
Concordo, esqueci-me de mencionar que ainda não levantei as tomadas mas, não encontro em lado nenhum o fio terra do lado de fora (nem do lado de dentro) e só encontro este quadro que se encontra ao lado da porta principal, portanto não há diferencial nem disjuntores.
depois desta explicação volto a perguntar: como é possível ?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: quadro sem proteçao

Mensagem por ENERGY »

rui14 Escreveu: 18 dez 2017, 23:50
ENERGY Escreveu: 18 dez 2017, 21:32
rui14 Escreveu: 18 dez 2017, 09:42 Este quadro encontra-se numa casa antiga de granito remodelada para turismo de habitação, como é possível ?
Boas
A imagem não mostra um Quadro Eléctrico, mas sim um DCP, que na verdade deveria estar instalado em cima de uma platine da classe II de isolamento e não em cima de uma placa de aparite, mas claro foi norma da EDP durante muitas dezenas de anos, e ainda continua a ser.
Portanto através da imagem postada, nada indica que a instalação esteja em risco.
Concordo, esqueci-me de mencionar que ainda não levantei as tomadas mas, não encontro em lado nenhum o fio terra do lado de fora (nem do lado de dentro) e só encontro este quadro que se encontra ao lado da porta principal, portanto não há diferencial nem disjuntores.
depois desta explicação volto a perguntar: como é possível ?
Boas
Não acredito que essa Instalação Elétrica não tenha um Quadro Elétrico, mesmo que mal equipado, não ter condutor de terra, até acredito, agora não ter Q.E é que não acredito, até porque o pessoal ao serviço da EDP quando selou o DCP, não acredito que nesse DCP esteja ligado na saída fio de 1.5mm/2.5mm e eles aceitassem fazer nesse estado a selagem.
Deve verificar todos os "buracos" pois quem sabe se não o encontra.
Cpts.
Energy
rui14
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 115
Registado: 31 ago 2010, 11:25
Localização: AVEIRO
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: quadro sem proteçao

Mensagem por rui14 »

Boas
Não acredito que essa Instalação Elétrica não tenha um Quadro Elétrico, mesmo que mal equipado, não ter condutor de terra, até acredito, agora não ter Q.E é que não acredito, até porque o pessoal ao serviço da EDP quando selou o DCP, não acredito que nesse DCP esteja ligado na saída fio de 1.5mm/2.5mm e eles aceitassem fazer nesse estado a selagem.
Deve verificar todos os "buracos" pois quem sabe se não o encontra.
[/quote]

Boas, obrigado por se estar a preocupar com isto, pois eu também não acredito.
Se isto não fosse o Quadro Elétrico não lhe deveriam chamar esse nome, e em questão á selagem tirei outra fotografia para se poder ver que.......
Estou preocupado pois se houver problemas aqui quem poe a cabeça no cepo ?
Anexos
IMG_20171220_103444.jpg
IMG_20171220_103503.jpg
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: quadro sem proteçao

Mensagem por Mário »

Boas

Só há essa casa, ou tem outras no mesmo local?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: quadro sem proteçao

Mensagem por LVirtual »

rui14 Escreveu: 20 dez 2017, 10:59 Boas
Não acredito que essa Instalação Elétrica não tenha um Quadro Elétrico, mesmo que mal equipado, não ter condutor de terra, até acredito, agora não ter Q.E é que não acredito, até porque o pessoal ao serviço da EDP quando selou o DCP, não acredito que nesse DCP esteja ligado na saída fio de 1.5mm/2.5mm e eles aceitassem fazer nesse estado a selagem.
Deve verificar todos os "buracos" pois quem sabe se não o encontra.
Boas, obrigado por se estar a preocupar com isto, pois eu também não acredito.
Se isto não fosse o Quadro Elétrico não lhe deveriam chamar esse nome, e em questão á selagem tirei outra fotografia para se poder ver que.......
Estou preocupado pois se houver problemas aqui quem poe a cabeça no cepo ?
[/quote]

isso em tempos ja tera sido o quadro electrico e acredito fortemente que nao estaria apenas esse DCP. mas sim um daqueles antigos mais o contador, ate proque essa placa de madeira tem a furaçao padrao que se usava antigamente nos contadores e diferenciais que a edp instalava. isto estamos a falar de instalaçoes de ha 30 anos atras. o Q.E. se existir actualmente ha.-de estar noutra parte da casa, ou entao o "electropedreiro" que fez a instalaçao dessa casa, pendurou la um quadrozeco de 3 ou 4 disjuntores para a edp/certiel ver e certificar a instalaçao e depois tirou a caixa dos disjuntores para por noutra obra.

antigamente, ha varias decadas, atras os quadros electricos tinham dentro do seu espaço, o dcp, o contador e 2 ou 3 disjuntores para a casa toda.
e isso cabia tudo nessa caixa de alvenaria ou de madeira intitulada de quadro electrico. Essa chapa identificativa foi colada ai so para tapar os olhos. Essa identificaçao de quadro electrico so é necessaria em estabelecimentos recebendo publico. Num apartamento privado nao é necessario ter a placa identificativa de quadro electrico, por isso se esse quadro é numa residencia. a placa com o simbolo de local em tensao so serve para fazer vista e confundir os leigos, nao serve para mais nada.

ja agora pergunto eu que nao me apetece voltar a ler todo o topico, essa "coisa" é em que tipo de edificio?
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
macpat
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 01 dez 2015, 22:02
Localização: Moita
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Re: quadro sem proteçao

Mensagem por macpat »

O contador dessa habitação ou seja lá mo que for, não tem já dos novos contadores que têm o DCP incorporado?

O mais certo é que, quando foram colocar o novo contador até existiam disjuntores mas como o novo contador contêm o DCP, os técnicos não quiseram saber o que estava para além do antigo DCP, pois agora pertence ao cliente e deixa de estar selado.

Em casa dos meus pais foram instalar o novo contador e no antigo DCP até partiram os parafusos por onde passa o selo e aumentaram a corrente máxima para um valor acima da corrente contratada.

Se não estou em erro, sendo uma remodelação não é necessário nova inspecção desde que a potência contratada não altere ou seja inferior à inicial.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: quadro sem proteçao

Mensagem por ENERGY »

rui14 Escreveu: 20 dez 2017, 10:59 Boas
Não acredito que essa Instalação Elétrica não tenha um Quadro Elétrico, mesmo que mal equipado, não ter condutor de terra, até acredito, agora não ter Q.E é que não acredito, até porque o pessoal ao serviço da EDP quando selou o DCP, não acredito que nesse DCP esteja ligado na saída fio de 1.5mm/2.5mm e eles aceitassem fazer nesse estado a selagem.
Deve verificar todos os "buracos" pois quem sabe se não o encontra.
Boas, obrigado por se estar a preocupar com isto, pois eu também não acredito.
Se isto não fosse o Quadro Elétrico não lhe deveriam chamar esse nome, e em questão á selagem tirei outra fotografia para se poder ver que.......
Estou preocupado pois se houver problemas aqui quem poe a cabeça no cepo ?
[/quote]

Boas
Para tirar as duvidas, abra as 2 tampas do DCP e veja que condutores lá estão ligados, em principio na tampa de cima, que é a entrada de corrente vinda do contador de energia, os condutores ali ligados devem ser de 6mm, e na tampa de baixo, as ligações serão de que secção?
Cpts.
Energy
rui14
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 115
Registado: 31 ago 2010, 11:25
Localização: AVEIRO
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: quadro sem proteçao

Mensagem por rui14 »

Exato, retirei as tampas e 6mm por cima e 2,5mm em baixo.
O contador já é dos novos presumo que têm o DCP incorporado.
Mas fica a minha duvida, de quem é a responsabilidade da proteção diferencial ? O DCP tem essa função ?
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: quadro sem proteçao

Mensagem por LVirtual »

rui14 Escreveu: 20 dez 2017, 17:38 Exato, retirei as tampas e 6mm por cima e 2,5mm em baixo.
O contador já é dos novos presumo que têm o DCP incorporado.
Mas fica a minha duvida, de quem é a responsabilidade da proteção diferencial ? O DCP tem essa função ?
sendo assim de certeza que essa instalaçao nao teve fiscalizaçao, ou entao aconteceu como eu referi mais acima. espetaram la um quadrozeco com 2 ou 3 disjuntores no espaço vazio para os inspectores verem e depois alteraram tudo a seguir.
Se os inspectores deixam passar coisas dessas, entao para que serve as certificaçoes de tecnicos e de instalaçoes?
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: quadro sem proteçao

Mensagem por ohmico »

Boas,

está-se mesmo a ver que o quadro não é esse, isso é o aproveitamento de um disjuntor que deve estar a proteger essa parte da casa.

Não se resuma ao quadro eléctrico e explique ao pessoal como é esse "alojamento".

O quadro não deve estar acessível ao "turista".

De qualquer modo será melhor dormir vestido para poder fugir... em caso de incêndio.

Ohmico
Responder

Voltar para “Conversa de Café”