altura de ramais

Responder
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

altura de ramais

Mensagem por pedro caetano »

boa tarde. a questão é a seguinte: pergunto qual é a altura do solo que deve ficar um cabo torçada que passa sobre uma estrada, onde passam toda a espeçie de veiculo? pergunto isto porque no meu terreno passa um cabo torçada que alimenta um vizinho e atravessa essa estrada e esta a 3m do solo e ninguem fez nada ate ontem quando uma carrinha com uns paus foi a minha casa e levou tudo a frente o referido cabo esta em cima de sobreiros encoberto com a rama e não se vê. pergunto neste caso de quem é a culpa? pois a edp noutros casos não assume e o cliente é que paga. obrigado


dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: altura de ramais

Mensagem por dsrsantos »

Decreto Regulamentar n.º 90/84 - Regulamento de Segurança das Redes de Distribuição de Energia Eléctrica em Baixa Tensão
Travessias aéreas de auto-estradas, estradas, ruas e caminhos
Artigo 73.º
Distância dos condutores ao solo
1 - Nas travessias aéreas de estradas, ruas ou caminhos, públicos ou particulares, com trânsito de veículos automóveis ou de tracção animal, a distância dos condutores ao solo não será inferior a 6 m.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: altura de ramais

Mensagem por ENERGY »

pedro caetano Escreveu: 17 fev 2018, 17:42 boa tarde. a questão é a seguinte: pergunto qual é a altura do solo que deve ficar um cabo torçada que passa sobre uma estrada, onde passam toda a espeçie de veiculo? pergunto isto porque no meu terreno passa um cabo torçada que alimenta um vizinho e atravessa essa estrada e esta a 3m do solo e ninguem fez nada ate ontem quando uma carrinha com uns paus foi a minha casa e levou tudo a frente o referido cabo esta em cima de sobreiros encoberto com a rama e não se vê. pergunto neste caso de quem é a culpa? pois a edp noutros casos não assume e o cliente é que paga. obrigado
Boas
Se o ramal em questão não cumpre a altura estipulada, terá de ser a EDPD a responsabilizar-se.
Pois os empreiteiros credenciados executam, e depois cabe à EDP auditar esse trabalho, e dar o mesmo por concluído, desde que cumpridos os regulamentos.
Logo se esse ramal estiver legal, cabe à EDPD responsabilizar-se pela manutenção do mesmo, a não ser que na data da construção desse ramal, nesse local não houve-se qualquer estrada, situação que por vezes acontece nos meios rurais.
Mas 3 metros de altura em relação a uma estrada secundaria ou principal é algo de estranho, essa troçada deve ter se soltado de algum apoio, por exemplo na habitação ou no poste, deve informar a EDP, ou chamar o piquete da EDP, a fim de evitar acidentes.
Cpts.
Energy
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: altura de ramais

Mensagem por pedro caetano »

boas. o ramal foi construido em 1977 e ficou sempre baixo, no meio de sobreiros a estrada foi em 1979 quando o meu vizinho me pediu a passagem, e nunca mais foi visto e eu desconheçia que ele estivesse tão baixo pois utilizo um a estrada a corta mato. outra coisa que tambem não esta certo é a distancia pois esta acima de 50m entre o poste da minha terra e o postalete da casa. pergunto se cada vez que passa um camião se tem que ir subir o cabo. digo o piquete cme apenas restaurou a luz na casa e deixou o cabo provisorio quase ao nivel do solo, agora quero ver ate quando? isto é correto obrigado
Responder

Voltar para “Dúvidas”