Instalação de uma lavandaria

Responder
asterix
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 22 jan 2018, 12:53
Localização: Algarve
Enviou: 4 vezes

Instalação de uma lavandaria

Mensagem por asterix »

Bom dia,

Desde já agradeço a possibilidade de acesso a esta comunidade.

Estou atualmente a tratar de um plano de negócios (pessoal) tendo em vista a instalação de uma lavandaria comercial. Se no que diz respeito a maquinaria e consumos já estou bastante adiantado, tenho muitas dúvidas sobre a parte de eletricidade. Se com base nas outras exigências e rúbricas do investimento tudo aponta para a viabilidade do projecto, tenho receio que esta componente de instalação possa comprometer essa viabilidade.

Assim, peço a vossa ajuda para as seguintes dúvidas:

1. Sobre a potência necessária
Entre máquinas de lavar, secadora, calandra, ferro, termoacumulador, bomba de água, termoacumulador, iluminação, etc., estimo um potência máxima em simultâneo na ordem dos 70 kw. Que potência trifásica necessitarei contratar junto da EDP (ou outro fornecedor)?

2. Sobre o licenciamento
Ainda não tenho uma loja definida mas tenho algum receio que na localidade onde estou encontre alguma disponível e com ligação trifásica. No caso de ser necessário "pedir" um contador trifásico, estarei dispensado de projeto de eletricidade? Li aqui no forum que a dispensa do projeto é para potências inferiores a 50 Kva, embora possa contar a totalidade do prédio...

3. Sobre valores (por alto)
Sei que é sempre difícil "orçamentar" processos no escuro, mas para esta análise prévia, seria importante ter alguma noção (valores máximos) de:
Valor da ligação trifásica, caso esta não esteja disponível no local
Valor de um projeto de eletricidade, caso este venha a ser necessário
Valor da instalação elétrica de uma lavandaria com:
3 máquinas e lavar (entre 7 e 14 kg)
2 máquinas de secar (entre 7 e 4 kg)
1 calandra (a eletricidade)
2 vaporetas
1 termoacumulador (300 l)
Iluminação
Outros equipamentos básicos (computador, máquina de café, etc..)

Desde já agradeço a vossa atenção e faço votos de um Bom Ano!

Cumprimentos,

Albano


Avatar do Utilizador
rmvg
Curioso
Curioso
Mensagens: 44
Registado: 21 jul 2017, 00:08
Localização: Oeiras
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Instalação de uma lavandaria

Mensagem por rmvg »

Boas
Tenho uma pessoa conhecida que tem 2 lavandarias e no caso dele tem todo o sistema de aquecimento a gás ,esquentador para levar agua quente às maquinas lavar ,e as de secar também a gás
Provavelmente fica mais econômico.?
Ele tem 4 maquinas lavar e 3 de secar de vários tamanhos Kg em cada loja
asterix
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 22 jan 2018, 12:53
Localização: Algarve
Enviou: 4 vezes

Re: Instalação de uma lavandaria

Mensagem por asterix »

Olá rmgv,
Sim, o gás sai mais barato em termos de consumo (os equipamentos são ligeiramente mais caros) mas onde estou não há gás canalizado e a utilização de botijas dificultaria imenso o licenciamento.
Obrigado.
Abraço
HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 129
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Localização: Castelo Branco
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Instalação de uma lavandaria

Mensagem por HJCruz »

Boa Noite,
Para que sejam efetuados os cálculos correctos, quer de potência quer da instalação é necessário saber as potências dos equipamentos que vão ser usados, aqueles que vão estar permanentemente ligados e os que podem ser ligados ou desligados, consoante a necessidade. É que 70kw é bastante para ligar à rede e nem todos os sítios de rede há viabilidade para essa potência
Última edição por HJCruz em 23 jan 2018, 13:00, editado 1 vez no total.
Atenciosamente,
HJCruz
asterix
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 22 jan 2018, 12:53
Localização: Algarve
Enviou: 4 vezes

Re: Instalação de uma lavandaria

Mensagem por asterix »

Bom dia caro HJCruz,

Agradeço a resposta.

Inicialmente e para efeitos de cálculo de custos de operação, fiz a conta tendo por base o valor mais elevado mencionado nas fichas técnicas de cada equipamento creio ter pecado por excesso...

Deixo aqui a informação das fichas técnicas dos equipamentos base. Para além destes fica a faltar um termoacumulador de 300 litros (creio que a potência rondará os 3 kW), um pequeno compressor, a iluminação e equipamento administrativo (POS, PC, impressoras, etc...).

Máquina lavar 1
Tensão da rede: 220-240V 1N / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 2.4/3.0 kW / Fusível recomendado: 16
Tensão da rede: 220-240V 1N / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 4.6 kW / Fusível recomendado: 20
Tensão da rede: 220-230V 1N / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 4.6 kW / Fusível recomendado: 25
Tensão da rede: 220-240V 3 / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 4.6 kW / Fusível recomendado: 16
Tensão da rede: 220-230V 3 / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 4.6 kW / Fusível recomendado: 20
Tensão da rede: 380-415V 3N / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 4.6 kW / Fusível recomendado: 10
Tensão da rede: 380-415V 3 / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 3.8 kW / Fusível recomendado: 10

Máquina lavar 2
Tensão da rede: 220-240V 1 / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 5.5/7.6 kW / Fusível recomendado: 25/35
Tensão da rede: 220-240V 1 / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 2.1/3.1 kW / Fusível recomendado: 10/16
Tensão da rede: 220-240V 3 / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 5.5/7.6 kW / Fusível recomendado: 16/20
Tensão da rede: 220-240V 3 / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 3.1/4.5 kW / Fusível recomendado: 10/16
Tensão da rede: 380-415V 3N / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 5.5/7.6 kW / Fusível recomendado: 10/16
Tensão da rede: 380-415V 3N / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 3.1/4.5 kW / Fusível recomendado: 10

Máquina lavar 3
Tensão da rede: 220-240V 1 / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 13.3 kW / Fusível recomendado: 63
Tensão da rede: 220-240V 3 / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 13.3 kW / Fusível recomendado: 35
Tensão da rede: 380-415V 3N / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 13.3 kW / Fusível recomendado: 10/16

Secadora 1
Tensão da rede: 220-230V 1 / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 3.3 kW / Fusível recomendado: 16
Tensão da rede: 240V 1 / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 3.5 kW / Fusível recomendado: 16
Tensão da rede: 220-230V 3 / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 3.3 kW / Fusível recomendado: 16
Tensão da rede: 240V 3 / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 3.5 kW / Fusível recomendado: 16
Tensão da rede: 220-230V 3 / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 5.1 kW / Fusível recomendado: 16
Tensão da rede: 240V 3 / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 5.4 kW / Fusível recomendado: 16
Tensão da rede: 380/400V 3 / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 5.1 kW / Fusível recomendado: 10

Secadora 2
Tensão da rede: 220-240V 3 / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 10.1/14.6 kW / Fusível recomendado: 35/50
Tensão da rede: 380-415V 3N / Hz: 50/60 Hz / Potência total: 10.1/14.6 kW / Fusível recomendado: 16/25

Calandra
230-240V 3 AC 50/60 Hz - kW (A) - 7.5 (20)
230 1 AC 50/60 Hz - kW (A) - 7.5 (32)

Engomar
230/400V 3 / 50Hz - Resistência Caldeira: 6-7.5 kW + Resistência Ferro 0,830 kW

Obrigado!

Albano
HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 129
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Localização: Castelo Branco
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Instalação de uma lavandaria

Mensagem por HJCruz »

Boa tarde Albano.
Se não me enganei nas contas efetivamente dá 57kw. (Usei das listagens de cada máquina o equipamento mais económico). De qualquer forma, penso que não quererá ter todos os equipamentos a funcionar em simultâneo. Daí a necessidade de verificar quais os permanentes e quais não. Uma potência de 41,4Kva corresponde a 60 A por cada fase x3. Não chega aos 57 que você precisa mas pode ser suficiente, como disse, dependendo das prioridades. Depois há que verificar, acima de tudo, a viabilidade da rede elétrica onde vai instalar a Lavandaria.
De qualquer forma sugiro que use todos ou a maioria dos equipamentos trifásicos. Ajuda no equilíbrio das 3 fases
Atenciosamente,
HJCruz
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Instalação de uma lavandaria

Mensagem por R3S »

Boa tarde,

Vou tentar responder directamente às perguntas:
1. Sobre a potência necessária
Fiz um projecto no final do ano passado (foi o último projecto que tive e terei aprovado na Certiel) para uma lavandaria e em conjunto com o cliente optámos por 69kVA, que é o máximo que pode ser instalado com uma Portinhola P100. Usa-se fusíveis máximos de 100A, e daí o nome P100. Mais potência do que esta terá de ser usada uma portinhola P400, para suportar fusíveis de maior calibre.
Foram colocadas 4 tomadas trifásicas, com previsão de 2x24kVA, 12kVA e 3.2kVA. Portanto, não aconselho a instalar menos de 69kVA, mas claro que tudo depende da exploração que fizer, como já foi referido. Se meter potência a mais, tem sobrecustos desnecessários. Se meter potência a menos, será precisamente na altura de mais trabalho que terá o quadro a disparar...

2. Sobre o licenciamento
Em termos de licenciamento, precisa sempre de um projecto para estas potências. A potência máxima sem ser preciso projecto até ao ano passado era menos de 50kVA. Desde o início deste ano, a potência máxima sem projecto é menos de 41,4kVA. Esta potência será referente à instalação em causa, esteja ou não incluída num prédio. A diferença é que se estiver num prédio e não tiver um ramal próprio, o projecto terá de incluir o Quadro de Colunas.
Em termos de disponibilidade, a EDP Distribuição como empresa de serviço público é obrigada a fornecer qualquer potência em Baixa Tensão em qualquer ponto do país até 200kVA. O que pode acontecer é a EDP dividir os custos com o cliente para fazer as obras necessárias para fazer chegar o ramal ao local (e eventualmente os custos de um Posto de Transformação). Para isso, pode enviar uma Ficha Electrotécnica para a EDP e fazer um pedido de viabilidade. Eles fazem o orçamento e depois pode aceitar ou não.

3. Sobre valores (por alto)
- Valor da ligação trifásica, caso esta não esteja disponível no local
O valor da ligação será definido pela EDP e não sei dar uma estimativa, porque varia bastante. Se for num local remoto em que seja preciso kilometros de cabos, será naturalmente um valor elevado. Se tiver sorte de ter um PT com potência disponível na proximidade, será zero ou próximo disso.
- Valor de um projeto de eletricidade, caso este venha a ser necessário
Esta parte é aquela que todos nós gostavamos de saber, qual o valor justo de um projecto. Pode sempre fazer consultas a vários projectistas.
- Valor da instalação elétrica de uma lavandaria
Posso tentar falar com o instalador que fez a instalação que referi acima para ter uma ideia dos valores envolvidos. É difícil encontrar uma instalação que já tenha esta potência disponível, portanto será sempre necessário a instalação de caixa de TIs, quadros trifásicos, tomadas trifásicas... E eventualmente alterar o que está feito se for muito antigo e não obedecer à legislação actual.

Espero que não tenha feito parecer tudo muito complicado, porque na verdade é um processo relativamente simples. A única dificuldade actualmente é o tempo de resposta das entidades envolvidas (EDP, DGEG), porque está tudo em processo de mudança e ninguém sabe muito bem como proceder.

Se eu puder ajudar em mais alguma coisa (não sei se já ajudei), avise.
asterix
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 22 jan 2018, 12:53
Localização: Algarve
Enviou: 4 vezes

Re: Instalação de uma lavandaria

Mensagem por asterix »

R3S Escreveu: 23 jan 2018, 19:26 Se eu puder ajudar em mais alguma coisa (não sei se já ajudei), avise.
Claro que já ajudou e muito! :) Obrigado também ao HJCruz.

Se eventualmente conseguir ter uma noção dos valores envolvidos na instalação, também agradeceria imenso.

Para verificar junto da EDP as características do local e a viabilidade é necessário possuir algum contrato em meu nome relativo ao local em questão? Seria importante ter noção dessa viabilidade antes de me comprometer com um local...

Relativamente aos prazos incertos, têm a ver com o "desaparecimento" da CERTIEL e consequente passagem da pasta para a DGEG?

Por último, sendo eu do Algarve (arredores de zona de Faro / Loulé), caso recomendem projetistas e instaladores, podem por favor enviar-me em mensagem privada?

Uma vez mais o meu muito obrigado pelo tempo despendido com as minhas questões.

Abraço
R3S
Curioso
Curioso
Mensagens: 75
Registado: 17 out 2008, 20:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Instalação de uma lavandaria

Mensagem por R3S »

Ok, vou tentar falar com o instalador para tentar ter uma ideia dos valores.

Para verificar a viabilidade de alimentação junto da EDP não precisa de ter nenhum contrato nem nenhum vínculo com a instalação. Basta ter alguém que faça uma Ficha Electrotécnica (Engenheiro ou Electricista) e que a envie para a EDP para fazer o pedido de viabilidade.

Os prazos a que me referi é precisamente isso. A passagem da pasta para a DGEG pode atrasar ou não, ainda não percebi bem. Sei que o projecto de electricidade (que neste caso será obrigatório), não será analisado por nenhuma entidade, portanto o prazo está apenas dependente do técnico que o faça.

Logo, o licenciamento da obra será mais rápido do que era anteriormente. Quando a obra estiver concluída, o instalador fará o pedido de inspeção directamente a uma empresa certificadora (ISQ, IEP, etc.) e portanto esta parte também será rápida, digo eu.

Depois em termos de registos na DGEG é que não sei como será e quanto tempo irá demorar. Não sei sequer se isto pode provocar algum tipo de atraso, ou se estando a instalação inspecionada pode fazer logo o contrato de electricidade.

Quando a projectistas e instaladores no Algarve, não conheço... Se fosse no Alentejo... :D

Boa sorte. Estamos cá para ajudar no que pudermos.
Responder

Voltar para “Dúvidas”