Ligação entre Apartamento e Garagem

nsilva79
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 27 nov 2017, 09:37

Ligação entre Apartamento e Garagem

Mensagem por nsilva79 »

Bom dia a todos,

Antes de mais as minhas desculpas se não uso os termos correctos uma vez que sou leigo no assunto.

Atualmente possuo uma ligaçã entre o meu apartamento (3º piso) e a garagem (piso -1) no qual existe um cabo com diâmetro de 2.5mm ligado a um disjunto de 10A no apartamento. A distância entre os dois não é superior a 30 metros.

Pretendia solicitar a substituição do disjuntor por um de 16A e colocar uma tomada na garagem.

A minha questão coloca-se com o diâmetro do cabo. Com a distância envolvida, qual o diâmetro minimo (penso que o termo correcto é secção minima) para uma carga de 16A? E por curiosidade minha, como é calculado o diametros vs a distância vs a potencia?

Obrigado,
Nelson


joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Ligação entre Apartamento e Garagem

Mensagem por joaosousa »

Boas amigo,

Para as tomadas tens uma secção mínima de 2,5mm2. Para 30 mts, protecção a 16A, cabo entubado, essa secção chega perfeitamente.

não excede as quedas de tensão.

O cálculo é feito tendo em base vários factores das RTIEBT. Tipo de cabo, potência do circuito, protecção do circuito, tensão de alimentação, distância, método de referência, etc.

Cumps
nsilva79
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 27 nov 2017, 09:37

Re: Ligação entre Apartamento e Garagem

Mensagem por nsilva79 »

Obrigado pela pronta resposta João.

A tomada vai servir para alimentar um veiculo elétrico. Do ponto de vista legal, existe algo mais que tenha de me preocupar?

Obrigado,
Nelson
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Ligação entre Apartamento e Garagem

Mensagem por joaosousa »

Sim.

Aconselho-te a ler o Decreto-lei... se queres ter isso bem feito e de acordo com a legislação aconselho-te a ler o guia técnico de instalações para veículos eléctricos...
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Ligação entre Apartamento e Garagem

Mensagem por joaosousa »

Lê o "Guia técnico das instalações eléctricas para alimentação de veículos eléctricos" publicado pela DGEG
nsilva79
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 27 nov 2017, 09:37

Re: Ligação entre Apartamento e Garagem

Mensagem por nsilva79 »

Já estive a ler João, obrigado. Infelizmente, pelo que entendi do guia técnico, para parqueamentos é obrigatório ligar ao quadro do edificio, mesmo que possua condições técnicas para trazer a eletricidade da minha arrecadação que se encontra a 10m de distância e possui ligação directa com o apartamento.
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Ligação entre Apartamento e Garagem

Mensagem por joaosousa »

Sim, edifício sem box multi familiar deverá ser alimentado pelo QSC. Existe sempre a possibilidade de meter um contador digital para contar apenas a energia gasta a alimentar o carro e pagar ao condomínio.

Abraço
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Ligação entre Apartamento e Garagem

Mensagem por joaosousa »

Mas... vejamos, no caso de não haver aumento de potência, e não haver fiscalização, poderá sempre colocar uma tomada para esse efeito, devidamente protegida e com a concordância da vizinhança...

Caso haja um dia uma mudança da coluna do prédio por aumentos de potência, etc, aconselho a não ter nenhum indicio desse fim.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Ligação entre Apartamento e Garagem

Mensagem por nelmindo »

joaosousa Escreveu: 27 nov 2017, 14:02 Sim, edifício sem box multi familiar deverá ser alimentado pelo QSC. Existe sempre a possibilidade de meter um contador digital para contar apenas a energia gasta a alimentar o carro e pagar ao condomínio.

Abraço
Não podemos sugerir soluções, que à partida são ilegais. A energia eléctrica não pode ser revendida.
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Ligação entre Apartamento e Garagem

Mensagem por joaosousa »

Caro colega,

Não falei em revender energia. Ninguém está a fazer negócio aqui, ilegal ou lucrativo. Estava a tentar arranjar uma forma amigável, em concordância com o condomínio, onde um dos intervenientes suportaria a despesa de uma instalação eléctrica e os seus gastos, caso seja de acordo do prédio inteiro.
nsilva79
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 27 nov 2017, 09:37

Re: Ligação entre Apartamento e Garagem

Mensagem por nsilva79 »

Boa tarde Nelmindo,

Do que tive oportunidade de avaliar e do ponto de vista legal, existe a possibilidade de ligação ao QSC com o respetivo acerto de contas com o condominio através de contador individual.

Esta possibilidade parece-me estar descrita no "GUIA TÉCNICO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PARA A ALIMENTAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS" conforme se pode verificar em https://www.certiel.pt/c/document_libra ... upId=10100

João, infelizmente este parece-me um caso em que a legislação ainda não acompanha a realidade, uma vez que a única hipótese considerada para a instalação de um ponto de carregamento num lugar de parqueamento é a partir do QSC e não contempla a possibilidade de ligação ao quadro particular quando este existe na proximidade do lugar de parqueamento.

Obrigado a todos pelas respostas e se tiveram mais algo a partilhar nesta discussão fico agradecido.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ligação entre Apartamento e Garagem

Mensagem por ENERGY »

nsilva79 Escreveu: 27 nov 2017, 12:40 Já estive a ler João, obrigado. Infelizmente, pelo que entendi do guia técnico, para parqueamentos é obrigatório ligar ao quadro do edificio, mesmo que possua condições técnicas para trazer a eletricidade da minha arrecadação que se encontra a 10m de distância e possui ligação directa com o apartamento.
Boas
Se por acaso a sua arrecadação estivesse ao lado do seu parqueamento, não veria qualquer inconveniente, agora tirar a alimentação da sua arrecadação e andar com o cabo até ao seu lugar de parqueamento, pelas zonas comuns do edifico parqueamentos/arrecadações, etc, compromete a segurança de outros.
Cpts.
Energy
nsilva79
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 27 nov 2017, 09:37

Re: Ligação entre Apartamento e Garagem

Mensagem por nsilva79 »

Olá Energy, sem dúvida que qualquer solução terá de ter como pressuposto a segurança de todos, apenas fico desapontado pela legislação existente (não sei até que ponto o Guia Técnico é vinculativo ou apenas uma recomendação) não possibilitar a ligação do ponto de parqueamento a um quadro na arrecadação, tal como possibilita a um QSC. Por outras palavras, seria efetuar a instalação como se fosse para um QSC mas neste caso para uma arrecadação, salvaguardando todas as necessidades para a segurança de todos.

Penso que será algo que terá de mudar no futuro uma vez que 1 ou 2 condóminos será sempre possivel ligar ao QSC mas quando começarem a ser 10 ou 20 no mesmo condominio, calculo que irá trazer grandes dores de cabeça, tanto a nível da potençia dos QSC que presumo não estarem preparados para esta realidade como para a gestão do acerto de contas com o condominio com contadores individuais.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Ligação entre Apartamento e Garagem

Mensagem por nelmindo »

nsilva79 Escreveu: 27 nov 2017, 17:26 Boa tarde Nelmindo,

Do que tive oportunidade de avaliar e do ponto de vista legal, existe a possibilidade de ligação ao QSC com o respetivo acerto de contas com o condominio através de contador individual.

Esta possibilidade parece-me estar descrita no "GUIA TÉCNICO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PARA A ALIMENTAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS" conforme se pode verificar em https://www.certiel.pt/c/document_libra ... upId=10100

João, infelizmente este parece-me um caso em que a legislação ainda não acompanha a realidade, uma vez que a única hipótese considerada para a instalação de um ponto de carregamento num lugar de parqueamento é a partir do QSC e não contempla a possibilidade de ligação ao quadro particular quando este existe na proximidade do lugar de parqueamento.

Obrigado a todos pelas respostas e se tiveram mais algo a partilhar nesta discussão fico agradecido.
Eu tenho o direito de ter uma factura dos meus gastos. Se eu gasto energia, o condomínio tem que me passar uma fatura. Os condomínios não estão preparados para isso. Quem sugeriu isso no guia, mais uma vez não está no terreno e não vive a vida como o comum dos mortais. Se eu sonho que pago a minha parcela de condomínio e sei que alguém faltou à palavra de "pagar" o acerto da energia consumida para fins particulares, as contas do condomínio não serão aprovadas por mim. É um trinta e um em termos legal, que o administrador se meteu...
É por essas e por outras, que as garagens individuais derivam dos apartamentos respectivos. Foi exactamente por causa dos abusos, dos disse que disse e da integridade da sociedade estar a níveis estranhos...
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Ligação entre Apartamento e Garagem

Mensagem por nelmindo »

nsilva79 Escreveu: 27 nov 2017, 17:26 Boa tarde Nelmindo,

Do que tive oportunidade de avaliar e do ponto de vista legal, existe a possibilidade de ligação ao QSC com o respetivo acerto de contas com o condominio através de contador individual.

Esta possibilidade parece-me estar descrita no "GUIA TÉCNICO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PARA A ALIMENTAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS" conforme se pode verificar em https://www.certiel.pt/c/document_libra ... upId=10100

João, infelizmente este parece-me um caso em que a legislação ainda não acompanha a realidade, uma vez que a única hipótese considerada para a instalação de um ponto de carregamento num lugar de parqueamento é a partir do QSC e não contempla a possibilidade de ligação ao quadro particular quando este existe na proximidade do lugar de parqueamento.

Obrigado a todos pelas respostas e se tiveram mais algo a partilhar nesta discussão fico agradecido.
Eu tenho o direito de ter uma factura dos meus gastos. Se eu gasto energia, o condomínio tem que me passar uma fatura. Os condomínios não estão preparados para isso. Quem sugeriu isso no guia, mais uma vez não está no terreno e não vive a vida como o comum dos mortais. Se eu sonho que pago a minha parcela de condomínio e sei que alguém faltou à palavra de "pagar" o acerto da energia consumida para fins particulares, as contas do condomínio não serão aprovadas por mim. É um trinta e um em termos legal, que o administrador se meteu...
É por essas e por outras, que as garagens individuais derivam dos apartamentos respectivos. Foi exactamente por causa dos abusos, dos disse que disse e da integridade da sociedade estar a níveis estranhos...
Responder

Voltar para “Dúvidas”