Ligação entre Apartamento e Garagem

nsilva79
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 27 nov 2017, 09:37

Ligação entre Apartamento e Garagem

Mensagem por nsilva79 »

Bom dia a todos,

Antes de mais as minhas desculpas se não uso os termos correctos uma vez que sou leigo no assunto.

Atualmente possuo uma ligaçã entre o meu apartamento (3º piso) e a garagem (piso -1) no qual existe um cabo com diâmetro de 2.5mm ligado a um disjunto de 10A no apartamento. A distância entre os dois não é superior a 30 metros.

Pretendia solicitar a substituição do disjuntor por um de 16A e colocar uma tomada na garagem.

A minha questão coloca-se com o diâmetro do cabo. Com a distância envolvida, qual o diâmetro minimo (penso que o termo correcto é secção minima) para uma carga de 16A? E por curiosidade minha, como é calculado o diametros vs a distância vs a potencia?

Obrigado,
Nelson


joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Ligação entre Apartamento e Garagem

Mensagem por joaosousa »

Boas amigo,

Para as tomadas tens uma secção mínima de 2,5mm2. Para 30 mts, protecção a 16A, cabo entubado, essa secção chega perfeitamente.

não excede as quedas de tensão.

O cálculo é feito tendo em base vários factores das RTIEBT. Tipo de cabo, potência do circuito, protecção do circuito, tensão de alimentação, distância, método de referência, etc.

Cumps
nsilva79
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 27 nov 2017, 09:37

Re: Ligação entre Apartamento e Garagem

Mensagem por nsilva79 »

Obrigado pela pronta resposta João.

A tomada vai servir para alimentar um veiculo elétrico. Do ponto de vista legal, existe algo mais que tenha de me preocupar?

Obrigado,
Nelson
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Ligação entre Apartamento e Garagem

Mensagem por joaosousa »