Armadura dupla de 18 Watts em série - Mudar p/ LED

Responder
ElectroescadaS
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 172
Registado: 08 fev 2010, 23:55
Localização: Parede
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Armadura dupla de 18 Watts em série - Mudar p/ LED

Mensagem por ElectroescadaS »

Saudações

Estou em duvida sobre a alteração eléctrica de uma armadura fluorescente dupla de 18 Watts com ligação em série.

Imagem
( a imagem é meramente informativa)

A ideia é mesmo testar as LEDs até mesmo para ver a luminosidade que as mesmas debitam (neste caso numa casa de banho) antes de pensar em fazer mais alterações a nível de ligações. Caso a luminosidade seja insuficiente, eu voltaria a refazer a ligação para o balastro (36 Watts) e colocaria as lâmpadas fluorescentes de 18 Watts... ;)

Deverei apenas desligar a fase de entrada e de saída do balastro e ligar directo que as tubulares LEDs funcionarão ou deverei fazer mais alguma alteração?

Nas armaduras de 1,20m e nas de 1,5m com ligação normal eu desligo os fios de entrada e saída dos balastros e ligo directo mas nestas armaduras mais pequenas com ligação em "Série" estou na duvida...

Help? :mrgreen:


Imagem
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Armadura dupla de 18 Watts em série - Mudar p/ LED

Mensagem por LVirtual »

se for igual à armadura que eu comprei aqui ha uns tempos e parece-me que ate ja se falou disso aqui noutro contexto, as lampadas led nao sao em serie mas sim em paralelo, porque eu como fiquei com luz a mais, desliguei uma delas dos suportes e continua a outra a funcionar.

e sim, basta tirares a armadura velha e ligar os fios que vem do tecto directo no dado de junçao na nova armadura.

mas atençao que se for so para substituir as lampadas tens que ver o esquema de ligaçao das mesmas. deve vir impresso na caixa das lampadas ou nas proprias.
senao vier nada a informar da ligaçao a fazer, procura esquemas pela referencia e fabricante delas, na net.

algumas precisam de perifericos como arrancador ou transformador. tem atençao a isso.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Armadura dupla de 18 Watts em série - Mudar p/ LED

Mensagem por ENERGY »

ElectroescadaS Escreveu: 08 nov 2017, 18:10
Saudações

Estou em duvida sobre a alteração eléctrica de uma armadura fluorescente dupla de 18 Watts com ligação em série.

Imagem
( a imagem é meramente informativa)

A ideia é mesmo testar as LEDs até mesmo para ver a luminosidade que as mesmas debitam (neste caso numa casa de banho) antes de pensar em fazer mais alterações a nível de ligações. Caso a luminosidade seja insuficiente, eu voltaria a refazer a ligação para o balastro (36 Watts) e colocaria as lâmpadas fluorescentes de 18 Watts... ;)

Deverei apenas desligar a fase de entrada e de saída do balastro e ligar directo que as tubulares LEDs funcionarão ou deverei fazer mais alguma alteração?

Nas armaduras de 1,20m e nas de 1,5m com ligação normal eu desligo os fios de entrada e saída dos balastros e ligo directo mas nestas armaduras mais pequenas com ligação em "Série" estou na duvida...

Help? :mrgreen:
Boas
Neste caso 2x18W com um único balastro, para passares a lâmpadas de leds, deves refazer as ligações para que cada lâmpada fique com eletrificação em separado.
Cpts.
Energy
ElectroescadaS
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 172
Registado: 08 fev 2010, 23:55
Localização: Parede
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Re: Armadura dupla de 18 Watts em série - Mudar p/ LED

Mensagem por ElectroescadaS »

Agradeço as vossas sugestões. Já "alterei" as ligações da referida armadura ligando directo para as 2 lâmpadas LEDs.
Boa iluminação que tenho agora na casa de banho...
Imagem
Responder

Voltar para “Dúvidas”