Tubo VD vs Tubo GRIS

Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1084
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Tubo VD vs Tubo GRIS

Mensagem por Electro 99 »

Prezados colegas,


Eis uma questão que entre electricistas às vezes se coloca. Quais as vantagens do tubo Gris e do tubo VD?

Cumps,

Electro 99.


Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Tubo VD vs Tubo GRIS

Mensagem por Duzia12 »

VD 12
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Tubo VD vs Tubo GRIS

Mensagem por Varejo »

Boas, pela minha experiência isso nunca foi alvo de grande discussão, na medida em que os sitios em que se colocam raramente temos a opção de colocar os dois, essa discussão acontece mais entre tubo anelado e gris.

O VD ainda se coloca em paredes de alvenaria e instalação à vista para "segurar" os cabos, de resto julgo que fora disto já pouco o utilizam!

No tempo em que metia milhares de metros de "caniços", bem colocado era o melhor para se fazer enfiamentos.
Muita coluna montante a VD eu fiz em que com o belo maçarico fazia os acessórios todos e acima de tubo 32Ø, as curvas eram todas feitas com areia! Bons velhos tempos!
A malta hoje em dia já não sabe mexer no maçarico! :mrgreen:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Tubo VD vs Tubo GRIS

Mensagem por nelmindo »

Varejo Escreveu:Boas, pela minha experiência isso nunca foi alvo de grande discussão, na medida em que os sitios em que se colocam raramente temos a opção de colocar os dois, essa discussão acontece mais entre tubo anelado e gris.

O VD ainda se coloca em paredes de alvenaria e instalação à vista para "segurar" os cabos, de resto julgo que fora disto já pouco o utilizam!

No tempo em que metia milhares de metros de "caniços", bem colocado era o melhor para se fazer enfiamentos.
Muita coluna montante a VD eu fiz em que com o belo maçarico fazia os acessórios todos e acima de tubo 32Ø, as curvas eram todas feitas com areia! Bons velhos tempos!
A malta hoje em dia já não sabe mexer no maçarico! :mrgreen:
Que prazer dava, dobrar os tubos de 50 e 63, sem aparecer mancha castanha clara do queimado... E ficar a admirar no final do dia, o trabalho feito... Velhos tempos...
E andar a espalhar a areia (roubada aos trolhas) num quarto ou cozinha (claro ainda por fazer...) para que ela ficasse seca, nos dias de inverno, para meter dentro dos tubos para dobrar
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Tubo VD vs Tubo GRIS

Mensagem por ENERGY »

nelmindo Escreveu:
Varejo Escreveu:Boas, pela minha experiência isso nunca foi alvo de grande discussão, na medida em que os sitios em que se colocam raramente temos a opção de colocar os dois, essa discussão acontece mais entre tubo anelado e gris.

O VD ainda se coloca em paredes de alvenaria e instalação à vista para "segurar" os cabos, de resto julgo que fora disto já pouco o utilizam!

No tempo em que metia milhares de metros de "caniços", bem colocado era o melhor para se fazer enfiamentos.
Muita coluna montante a VD eu fiz em que com o belo maçarico fazia os acessórios todos e acima de tubo 32Ø, as curvas eram todas feitas com areia! Bons velhos tempos!
A malta hoje em dia já não sabe mexer no maçarico! :mrgreen:
Que prazer dava, dobrar os tubos de 50 e 63, sem aparecer mancha castanha clara do queimado... E ficar a admirar no final do dia, o trabalho feito... Velhos tempos...
E andar a espalhar a areia (roubada aos trolhas) num quarto ou cozinha (claro ainda por fazer...) para que ela ficasse seca, nos dias de inverno, para meter dentro dos tubos para dobrar
Boas
Agora o pessoal, já quase não faz curvas nos tubos recorrendo ao uso de maçarico, compra tudo feito, curvas, batentes etc, uns porque não sabem, outros por perguiça, e outros dedicaram-se ao tubo anelado.
Eu também passei um pouco por esse tempo, era areia bem seca, tubos bem cheios de areia bem compactada, através de pancadinhas no tubo, e maçarico a trabalhar com chama adequada ao tubo.
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Tubo VD vs Tubo GRIS

Mensagem por quero aprender »

VD à vista fica bem ...
Ou mesmo calha tecnica ...

Agora para embutir ? Isogris , ou anelado ... mais rapido ... se bem que o anelado é de evitar ...
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 607
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Tubo VD vs Tubo GRIS

Mensagem por amfys »

Eu "gosto" de ver é tubo erfe ou gris suspenso com arames nos tectos falsos. Nas moradias então é lindo.

Bons profissionais usam muito o VD nas instalações à vista (incluindo tectos falsos) e mesmo nas instalações embebidas na parede (particularmente nas colunas montantes com secções mais elevadas.
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1084
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Tubo VD vs Tubo GRIS

Mensagem por Electro 99 »

Curvas, tipo, colocar-se um papel de jornal numa ponta do tubo VD, encher de areia, tapar o tubo e passar o maçarico, certo?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Tubo VD vs Tubo GRIS

Mensagem por Mário »

Boas
Electro 99 Escreveu:Curvas, tipo, colocar-se um papel de jornal numa ponta do tubo VD, encher de areia, tapar o tubo e passar o maçarico, certo?
Sim. o da SIPE era do melhor.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1084
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Tubo VD vs Tubo GRIS

Mensagem por Electro 99 »

Relativamente ao GRIS, as vantagens são as seguintes:

1 - Maior resistência ao esmagamento.

2 - Menor necessidade de acessórios.

3 - Maior maleabilidade.

ETC.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Tubo VD vs Tubo GRIS

Mensagem por ENERGY »

Boas
Isogris de 20/25mm a contornar pilares, é um espetáculo :D
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Tubo VD vs Tubo GRIS

Mensagem por Varejo »

Electro 99 Escreveu:Relativamente ao GRIS, as vantagens são as seguintes:

1 - Maior resistência ao esmagamento.

2 - Menor necessidade de acessórios.

3 - Maior maleabilidade.

ETC.
Boas, o VD embutido na parede não vai precisar de resistir ao esmagamento, como tal a comparação entre GRIS e VD nem se devia fazer porque são feitos para uso em locais diferentes.

Querem comparar comparem anelado vs GRIS vs corrugado!


Só mais um "bitaite", depois da discussão técnica vem a prática, "pré-cablados" despacha trabalho e poupa mão-de-obra, mas um dia se houver problemas no troço nunca mais o desenfiam para enfiar de novo, essa é a grande vantagem de não usar pré-cablados, temos de fazer a tubagem bem feita, senão já sabemos que não vamos conseguir fazer enfiamentos!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Tubo VD vs Tubo GRIS

Mensagem por projclvm »

VD - IK até 07;
Gris - IK superior a 07
horacioalgar
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 16 abr 2012, 14:45
Localização: Albufeira

Re: Tubo VD vs Tubo GRIS

Mensagem por horacioalgar »

Para quem conhece Quarteira, o primeiro edf. chamado de torre azul, o mais alto na altura com 18 pisos, toda a tubagem em VD passou pelas minhas mão e aquelas colunas, muita areia eu gamei já arneirada ao pedreiros eheheh :)
mcqueenonfire
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 12 dez 2015, 09:31
Localização: Angola

Re: Tubo VD vs Tubo GRIS

Mensagem por mcqueenonfire »

Acima de tudo facilidade de instalação (rapidez) em relação ao VD.
Responder

Voltar para “Dúvidas”